A equipe do Java/Exatus/Estancia Velha disputou no final de semana passado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2011 a copa da associação de basquete de cachoeira do sul. A equipe ficou em quarto lugar após perder a semi-final para a equipe do Charrua de Bagé pelo placar de 66x64. Segundo Marcelo Grade, o que ficou de positivo deste torneio foi a integração de alguns atletas do adulto com a base do projeto esporte em ação da prefeitura que o Java administra. Os guris mais novos sentiram um pouco de pressão e da responsabilidade que é vestir esta camiseta do Java. Atualmente o Java é reconhecido dentro do Estado do Rio Grande do Sul como a equipe amadora mais forte e dentre as 3 melhores profissionais.
Marcelo Grade relata ainda que é uma satisfação ver os guris de base jogar e se sairem bem, apesar do nervosismo natural. Treinamos a maioria desde seus 12 anos e hoje já podem ser integrados a equipe adulto com 16 anos.
Particularmente estou muito feliz em ter formado estes jovens, e estou com uma base muito boa para encarar com eles um sonho de 3 anos atrás que é a disputa do estadual 2012 sub19. Só não encarei antes, pois estava formando a parte de fundamentos e regras aplicadas. Agora me sinto a vontade e seguro de coloca-los em nivel de competição e para eles é muito bom, em especial para a comunidade de Estancia Velha pois muitos jovens que poderiam estar por ai aprontando e até mesmo roubando, hoje estao inseridos num projeto de basquete que pode definir um futuro briliante e orientado com acesso facil e rapido. O projeto já formou atletas para diversos clubes do Estado e até mesmo a formação de uma atleta que pegou seleção Brasileira de basquete sub-15 no ano passado e sabem de onde está menina espetacular é? Do bairro Nova Estancia em Estancia Velha.